O que é a psicoterapia?

A psicoterapia é um tipo de tratamento clínico que pode ajudá-lo/a a atravessar situações difíceis, a entender melhor os seus pensamentos e emoções, a encontrar novas formas de ser e de se relacionar com os outros, e a crescer pessoalmente. Tudo isto se alcança no contexto da relação que estabelece com o psicoterapeuta, que o/a convida a refletir sobre as suas experiências. Através deste processo, poderá entender melhor a origem dos seus conflitos internos, fazer face a feridas passadas, e desenvolver a possibilidade de um futuro diferente.

Que serviços oferecemos?

Trabalhamos com adultos, oferecendo terapia individual. Alguns dos problemas que abordamos incluem:

As sessões têm a duração de 55 minutos e é recomendado que se realizem pelo menos uma vez por semana, pelo menos ao início. Aceitamos o seguro de saúde Blue Cross Blue Shield PPO. Outros planos podem cobrir parte do custo da sessão. Se tiver alguma questão sobre o seu seguro, ou se não tiver seguro de saúde, por favor contacte-nos. Como psicoterapeutas, não podemos receitar medicamentos. Se tiver alguma questão sobre medicação, poderá discuti-lo com o seu psicoterapeuta.

Sobre Joana Martins, AM

Nasci e cresci em Portugal, onde obtive a licenciatura em gestão pela Universidade Nova de Lisboa (Nova School of Business and Economics). Iniciei a minha carreira na área de consultoria de gestão em Portugal e, posteriormente, nos Estados Unidos. As minhas experiências profissionais e pessoais, aliadas à minha paixão pela psicologia, guiaram-me de volta aos estudos. Optei por concluir o mestrado em trabalho social na Universidade de Chicago (University of Chicago), nos Estados Unidos, um percurso académico reconhecido por formar psicoterapeutas.

Tendo vivido, estudado e trabalhado em cinco países, distribuídos por três continentes, dou valor e posso entender mais profundamente a diversidade de experiências que os clientes trazem para as sessões. Tive de me adaptar a uma nova língua, a métodos de ensino diferentes e a diversas culturas. Em cada um, aprendi lições de humildade, tolerância e uma visão alargada do que nos faz humanos e dos problemas que partilhamos como tal.

A decisão de viver no estrangeiro é uma escolha — e, por vezes, uma necessidade — que requer uma grande capacidade de adaptação para construir uma nova vida social, familiar e profissional. Perante estes desafios, poder contar com um psicoterapeuta que conhece a sua cultura, reconhece as dificuldades de se adaptar a um novo país, e com quem se pode expressar na sua língua materna faz toda a diferença.